Albufeiras do Azibo,
Macedo de Cavaleiros
No extremo nordeste de Portugal, a 40 quilómetros de Bragança, está a Albufeira do Azibo. Repleta de atividades, é um destino a não perder no interior.
A região de Trás-os-Montes é muito mais do que muros frios, terras altas e despovoadas. É riquíssima na História e nas gentes e isso devia ser o melhor cartão de visita. Mas para além disso, por entre vales profundos de terras agrícolas, está a albufeira do Azibo, um dos ex-libris de Macedo de Cavaleiros.
Azibo entre as maravilhas de Portugal
A barragem do Azibo foi construída nos anos 70/80 do século passado, com o propósito não só de abastecer de água os campos agrícolas da região, mas também as populações da envolvente. É a maior barragem em terra da Europa e uma das 7 maravilhas de Portugal.
Pelas características do clima do nordeste transmontano, a albufeira do Azibo está rodeada de vegetação mediterrânica e atlântica, como castanheiros, oliveiras, sobreiros, carvalhos, que enriquecem a paisagem e lhe confere características únicas para albergar várias espécies de aves.
Além de vários percursos pedestres, inseridos no Ecopark do Azibo, existem duas praias fluviais que atraem centenas de pessoas todos os anos, a praia fluvial da Ribeira e a praia fluvial da Fraga da Pegada.
Ambas com bandeira azul e vigiadas, dispõem de bons acessos para pessoas com mobilidade reduzida, para além de uma série de serviços e atividades que as tornam absolutamente apetecíveis nos dias quentes do verão transmontano.
Praia Fluvial da Fraga da Pegada
É a praia fluvial da Europa com mais Bandeiras Azuis averbadas e tem boas acessibilidades, até à agua, para pessoas com mobilidade reduzida. Tem uma piscina flutuante. O restaurante é considerado muito bom. A Fraga da Pegada é um dos muitos geossítios do Geopark Terras de Cavaleiros, onde está marcada uma pegada numa rocha vulcânica.
Praia Fluvial da Ribeira
A Praia da Ribeira, na Albufeira do Azibo, é uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal e tem Bandeira Azul: inclui um relvado grande, parque infantil, campo de voleibol de praia e guarda-sóis na altura de verão.
Como paisagem protegida, a Albufeira do Azibo é a casa de muitas aves migratórias atraindo ornitólogos e amantes da natureza, de todo o mundo. A área está integrada na Rede Natura 2000 – que pretende preservar e valorizar o património natural. A barragem foi construída no início dos anos oitenta, do século XX, e a criação deste armazenamento de água – para abastecimento das áreas agrícolas do concelho e água potável para as habitações – criou aqui o seu próprio ecossistema.
A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo tem uma área de 4.897 hectares e está localizada, na sua quase totalidade, no concelho de Macedo de Cavaleiros – abrange as freguesias de Vale da Porca, Santa Combinha, Podence, Salselas, Vale de Prados e Quintela de Lampaças do concelho de Bragança. No centro da Albufeira está a Ilha do Fidalgo, onde não é permitido permanecer como forma de proteção da sua fauna e flora.