Cada destino tem uma gastronomia única que desempenha um papel importante na cultura do seu povo. Se a comida for boa, então é ainda melhor!
A ilha da Madeira é muito conhecida pela sua natureza e trilhos pedestres, mas a sua gastronomia está a tornar-se cada vez mais popular devido à fusão de sabores e à utilização de produtos regionais de alta qualidade nas suas receitas.
Se está a planear uma viagem à Madeira e não sabe o que comer nem o que beber, aqui estão algumas iguarias que deve provar!
1. Frutas exóticas
Se não está habituado a comer frutas exóticas em casa, ficará espantado com a diversidade que encontrará na Madeira.
Devido ao seu clima ameno, a Madeira tem uma grande variedade de frutas exóticas como mangas, papaias, bananas, bem como diferentes variedades de maracujás como o maracujá lima, o maracujá tomate e muitos outros.
No mercado do Funchal, pode experimentar todas estas frutas, mas tenha cuidado, os preços são muito altos.
Dica: Se decidir comprar fruta, perto do mercado encontrará pequenas lojas com frutas e legumes a preços muito mais baratos.
2. Espada vs Espetada
Não confunda estes dois: Espada é peixe e Espetada é carne!
Um dos peixes mais apreciados da ilha é o peixe Espada, tem um aspecto assustador, mas é muito saboroso no prato. É normalmente frito e servido com banana da Madeira, batatas e salada.
Se preferir carne, vai adorar a Espetada, que é um prato muito popular durante o verão.
Tradicionalmente a carne é temperada apenas com alho e sal e grelhada num ramo de louro. Infelizmente, hoje em dia os restaurantes só servem em espetos de metal.
Deve sempre tentar ir a um restaurante local, fora dos circuitos turísticos, onde a comida é deliciosa, e a preços justos. A nossa sugestão vai para O Lagar, um restaurante tradicional, numa pequena cidade chamada Câmara de Lobos.
3. Lapas
As Lapas são muito apreciadas tantos pelos locais como pelos visitantes. As lapas são cozinhadas para cima numa frigideira com alho e manteiga e o seu sabor acentua-se quando se coloca umas gotas de suco de limão por cima. Não se esqueça de pedir Bolo do Caco para acompanhar.
Dica: São um ótimo petisco nos meses de Verão e devem ser sempre acompanhadas com uma cerveja Coral (cerveja da Madeira) bem gelada.
4. Poncha
Poncha é a melhor bebida da Madeira! A versão original é feita com rum de cana de açúcar, mel e suco de limão, mas você pode encontrar outras variedades como Poncha de laranja ou maracujá.
O lugar mais popular para se beber uma Poncha é na Taberna da Serra d’Água, um pequeno bar decorado com centenas de cartões de visita e com cascas de amendoim espalhadas pelo chão.
No entanto, se quiser provar a melhor Poncha da ilha, deve ir ao O Riquinho também em Serra d’água, uma taberna familiar famosa entre os locais pela qualidade do rum utilizado na receita.
Dica: Não coloque as cascas de amendoim na mesa… deite-as para o chão!
5. Bolo de Mel
O Bolo de Mel é a receita mais antiga da ilha da Madeira e um bolo apreciado por todos. É um bolo húmido e escuro com canela, nozes, amêndoas e casca de laranja. Uma maravilha!
Dica: Não compre no supermercado! Compre o Bolo de Mel numa pastelaria local e especializada. Numa pequena cidade chamada Calheta, junto a uma antiga fábrica de cana-de-açúcar, encontrará uma loja onde se vende o melhor Bolo de Mel da ilha!