Provavelmente nunca lhe apeteceu tanto dar uma caminhada quanto agora! Quer seja amante de longa data de percursos pedestres ou tenha decidido por estes dias começar a exercitar-se deste modo, uma coisa é certa: Portugal está repleto de lindíssimos trilhos. No interior ou no litoral, no continente e ilhas, estas paisagens vão tirar-lhe o fôlego!
1. Passadiços do Paiva, Arouca
Em pouco tempo, converteram-se num dos trilhos mais populares do país graças à sua beleza cénica, infraestrutura e localização. No distrito de Aveiro, na margem esquerda do rio Paiva, esta rede de passadiços permite conhecer uma paisagem de beleza única. Prepare-se para demorar mais que as 2h30m previstas, com todas as fotos que vai tirar!
2. Trilho Lagoa do Fogo, São Miguel
Na ilha verde não faltam trilhos e paisagens de cortar a respiração. Esta, um pouco mais exigente que a norma, dura 4h, de Praia à Lagoa do Fogo, a segunda maior da ilha. A vista para a praia de Água d’Alto e o ilhéu de Vila Franca são cenários belíssimos, mas os gratificantes momentos de comunhão com a natureza dão-se por todo o percurso!
3. Trilhos Pico Branco e Terra Chã, Porto Santo
A ilha dourada pode ser famosa pelas suas praias, mas tem também muito a oferecer aos fãs de trekking e de caminhada. Estes dois trilhos permitem observar Porto Santo de pontos elevados, revelando vistas surpreendentes. Da vereda do Pico Branco até a Terra Chã, o caminho é verdadeiramente estonteante! Reserve 3h para este percurso linear.
4. Trilho do Pico Ruivo, Madeira
Com menos de 3km, este deslumbrante percurso conduz-nos ao ponto mais alto da ilha da Madeira. Por entre a vegetação, composta em grande parte por urzes, avança-se por um trilho que, à nossa frente, vai fazendo desfilar magníficas paisagens sobre o vale da Ribeira Seca, o Pico das Torres, o Parque Florestal das Queimadas e a Ribeira Grande.
5. Trilho Vinho do Porto, Lamego
As paisagens ao longo do Douro, com as suas vinhas que descem, degrau a degrau, até ao azul profundo do serpenteante rio, são das mais famosas e apreciadas do país e foram distinguidas pela UNESCO. Aproveite este trilho para mergulhar nesta bela região, num percurso circular, de 3h30, com início na igreja de Samodães, concelho de Lamego.
6. Trilho Fisgas do Ermelo, Mondim de Basto
Paisagens assombrosas e uma queda d’água vertiginosa são os grandes atrativos deste trilho pela verdejante Serra do Alvão. São 4h de subida, e o desnível positivo acumulado é considerável, mas a beleza do Parque Natural e os inúmeros miradouros compensam o esforço.
7. Trilho da aldeia mágica Drave, Arouca
Drave perdeu os últimos habitantes há mais de 10 anos, mas, em contrapartida, transformou-se no destino final de um lindíssimo percurso pedestre, a única forma de atingir hoje o local. Partindo da capela da aldeia de Regoufe, são 4km (ida, o trajeto é linear) de natureza impressionante e convidativas cascatas, perfeitas para uma pausa!
8. Trilho de Dornes, Vigia do Zêzere
Por terras de templários, este percurso leva-nos por fascinantes paisagens e serenos cursos de água. É um trilho circular longo, que perfaz 19km em cerca de 5h. Além da visão de Dornes estendida sobre o rio, é de sublinhar a beleza das mágicas ilhas que a subida das águas formou aquando da construção da barragem de Castelo de Bode!
9. Odeceixe-ao-Mar, Aljezur
O Trilho dos Pescadores é o segmento da Rota Vicentina que une Santiago do Cacém ao Cabo de São Vicente. Percorrer os seus extensos 230km é um belo projeto, mas, para começar, estreie-se no trajeto circular Odeceixe-ao-Mar, com 15km (cerca de 4h30 de caminhada), que pode iniciar após um mergulho numa das mais belas praias do país!
10. Sete Vales Suspensos, Lagoa
Esta lista não ficaria completa sem uma sugestão algarvia! E este trilho justifica aqui o seu lugar pelas belas paisagens da costa que proporciona. Sobre as arribas calcárias, com o azul intenso do mar em pano de fundo, é um percurso único, ideal para amantes de fotografia. É linear e pode ter início na praia da Marinha ou na de Vale de Centianes!