Rio de Onor é das mais emblemáticas aldeias de Bragança e do Parque Natural de Montesinho, tendo sido eleita, em 2017, a 7 Maravilha de Portugal – aldeia em área protegida. Atravessada pela fronteira com Espanha, de um lado, está Rio de Onor, do outro, Rihonor de Castilla, pelo que se diz “uma aldeia, dois países”!
Inserida no Parque Natural de Montesinho, a mais de 1000 metros de altitude, no concelho de Bragança. Totalmente recuperada mas genuína, é composta por várias casas que mantém a arquitetura popular transmontana, construídas em granito com telhados em lousa e varandas em madeira, lugar de aconchego. O passeio pedestre, de cerca de 10km, conduz por trilhos que compreendem também as aldeias de França e Portelo. É uma visita de contrastes, onde o verde das pastagens se mistura com flores de todas as cores e o vermelho dos bosques.
O Parque Natural de Montesinho é um dos maiores parques naturais dos 12 existentes no país. Está situado na Região de Trás – os – Montes (Nordeste Transmontano) abarcando a parte norte dos concelhos de Bragança e Vinhais, que fazem parte da chamada Terra Fria Transmontana. Destacam-se no parque os dois grandes maciços existentes, a Serra da Coroa (a Oeste) e a Serra de Montesinho (a Este) que dá o nome ao Parque.