O Parque Biológico de Vinhais é um equipamento público instalado, pela Câmara Municipal de Vinhais, em pleno Parque Natural de Montesinho, mais precisamente no antigo viveiro florestal da Vidoeira, em Prada, na Freguesia de Vila Verde a escassos 3km da Vila de Vinhais. Num percurso de aproximadamente 1km o visitante poderá ter a oportunidade de visualizar as cerca de 30 espécies de animais. Além que dispõe de uma enorme diversidade de plantas assim como de três centros interpretativos: O Núcleo Vida de Lobo; O Centro Micológico; O Centro Interpretativo das Raças Autóctones Portuguesas.
O topónimo desta aldeia tem origem no termo latino monumenta, que nos remete para algo que faz lembrar o passado: monumentos megalíticos, túmulos, sepulturas, fortificações antigas e construções pré-históricas. Neste sentido, parece claro que a povoação deve o seu nome ao Castro da Cigadonha que fica um pouco abaixo da aldeia, a sul, ou então, a uma anta, já destruída, mas que arranjou maneira de deixar testemunho da sua existência emprestando o seu nome a um curso de água denominado ribeira d’Anta que corre junto da aldeia.
O casario desta aldeia surpreende pelo compacto núcleo de construções em granito tosco da região e telhados de 2 águas, irradiando contrastantes tonalidades com o colorido da paisagem envolvente e demonstrando a integração harmoniosa do homem no meio.